fbpx

10 segredos para cabelos mais fortes e saudáveis

1 de dezembro de 2016 0

Por trás de cabelos belos e fortes há uma série de cuidados que garantem a saúde dos fios. Expostos à poluição, ao sol e ao calor dos secadores, os cabelos são um desafio à parte. Para conquistar brilho e maciez sem pontas duplas ou frizz, é fundamental que adotar alguns rituais de tratamento.

Cuidados básicos que podem ser acrescentados ao dia a dia vão assegurar que você mantenha a beleza e a saúde dos fios. Mas atenção: com a aproximação do verão, os cuidados devem ser redobrados. Por isso, confira dez dicas fundamentais para preservar a vitalidade das madeixas durante o ano todo.

 

 

 

 

 

// Hidratar, hidratar e hidratar //

O cabelo é composto por 12% de água. Naturalmente ou durante processos químicos, os fios perdem hidratação, que pode ser recomposta com máscaras ou ampolas de aplicação semanal. Atenção aos cabelos crespos ou cacheados: eles tendem a sofrer ainda mais com o ressecamento, por sua forma em espiral, que possibilita a abertura das cutículas – primeira camada protetora dos fios.

// Jamais abandone a tradição //

Os cuidados básicos são batidos, mas não são clássicos à toa. São repetidos porque funcionam. Por isso, vale reforçar: lave os cabelos duas vezes com o shampoo. A primeira limpeza deve ter foco no couro cabeludo, sem esfregar ou friccionar com as unhas. Vale aplicar pouco produto e massagear bastante. A segunda se destina ao comprimento dos fios. Além disso, jamais esqueça do condicionador. É ele quem fecha as cutículas abertas pelo shampoo na hora de limpar.

// Escolha bem os produtos //

Por falar em shampoo, espuma não é sinônimo de limpeza. Alguns produtos são ricos em derivados do sal – substâncias que aumentam a espuma, mas que podem não limpar os fios adequadamente. Atente para as finalidades de cada produto. Alguns servem para hidratar, outros para nutrir. Há, ainda, os que auxiliam no crescimento e na reconstrução – incluindo produtos que auxiliam na reposição de vitaminas e minerais essenciais para a vitalidade capilar.

// Adote o protetor capilar //

Engana-se quem pensa que é só a pele que precisa de proteção contra o sol. No verão e mesmo nos dias não tão quentes, os raios ultravioletas agridem até os cabelos mais fortes e hidratados. Existem protetores solares específicos para cabelos no mercado. Procure um de qualidade e adote.

// Água fria //

Não é mito. Lavar os cabelos em água fria é a melhor solução, isso porque a água quente resseca o fio e abre a cutícula. Se você não consegue encarar o chuveiro no modo inverno, tente usar de início a água morna ou dar uma última enxaguada com água fria. A diferença poderá ser notada dentro de algumas semanas.

// Natural é experimentar //

Se você é adepta às soluções caseiras, experimente tratamentos capilares como os que utilizam babosa e mel. São produtos naturais que, combinados com outros hábitos, hidratam superbem. Além disso, são fáceis de fazer e aplicar!

// Nutrição portátil//

Ao longo do dia, os cabelos sofrem com a ação do clima e da luz (até mesmo a elétrica). Por isso, carregue sempre na bolsa um leave-in, spray ou umidificador para proteger os fios e, de quebra, dar um up no visual no meio do expediente, no trânsito ou durante um passeio.

// Couro cabeludo //

Preterido na hora da limpeza, o couro cabeludo sofre. Se ele apresentar oleosidade ou caspa, o desequilíbrio aparece nos cabelos. Assim ficará difícil manter os cabelos saudáveis. Por isso, procure sempre enxaguar bem e mantenha distante do couro cabeludo o calor do secador e da chapinha.

// Alimentação balanceada é garantia de sucesso //

Se a boa alimentação se reflete nas unhas e na pele, o mesmo vale para a saúde dos cabelos. É fundamental nutrir o cabelo de dentro para fora, por isso, ingerir alimentos ou complementos nutricionais ricos em vitaminas do complexo B, ferro, ômega 3 e zinco é fundamental. Para facilitar, a regra é equilibrar a ingestão de proteínas, carboidratos e gordura que são encontradas em carnes (como frango e salmão), além de ovos, feijão e cereais integrais. Confira uma lista completa aqui.

// A química pede atenção //

Se você é adepta da química e coloração, o cuidado para manter os cabelos fortes deve ser redobrado. Os processos químicos como descoloração, alisamento e tintura penetram nas camadas mais profundas do fio. Como solução, os salões de beleza oferecem opções para cada tipo de tratamento indicado, como reconstruções e selagen.

// InBeauty Hair and Nails //

O InBeauty Hair and Nails foi feito para ajudar a manter seu cabelo forte e saudável. Clique aqui e veja quais os benefícios para você!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *