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Como deixar a preguiça de lado e começar uma rotina de exercícios

24 de dezembro de 2016 0

O verão chegou e, junto com ele, o desejo de um corpo mais sarado, uns quilinhos a menos ou mesmo a vontade por mais disposição.

Para quem tem uma vida de exercícios, esses anseios são fáceis de serem alcançados. Já para quem não tem o hábito de correr, fazer ginástica ou praticar algum esporte, desejos como esses podem parecer distantes. Mas calma! Para tudo há solução. Por isso, reunimos algumas dicas que podem te ajudar se você deseja dar início a uma vida repleta de saúde. Tudo pronto? Então vamos lá!

// Cuidados com a mente //

Antes de mais nada, é preciso persistência – especialmente quando não se tem vontade. A natureza humana tende a manter hábitos antigos e resistir aos novos. Especialistas dizem que, para consolidar uma nova rotina, é necessário vencer a oposição natural do cérebro. Essa adaptação requer, pelo menos, seis meses de trabalho.

Nesse período, algumas práticas ajudam você a manter o foco. Ter uma meta realista é uma delas. Emagrecer 20 quilos no curto prazo é difícil. Mantenha um objetivo de longo prazo, sempre com metas mais imediatas, como eliminar um quilo a cada duas semanas. Quando alcançar a meta, busque uma recompensa, que pode ser um passeio, uma roupa nova ou algo que motive ainda mais.

Ter referências também ajuda. Você pode se inspirar na rotina ou no corpo de alguém. Se a meta é emagrecer, escolha uma calça com o número de onde você quer chegar e prove ela toda semana. É mais fácil perceber as mudanças no seu corpo assim do que se olhando no espelho. Registrar em um diário as suas metas e a sua evolução, seja em um caderno, blog ou redes sociais contribuem – especialmente nas horas difíceis.

Na hora dos exercícios, uma boa fonte de força é a companhia de alguém que gostamos. O tempo passa mais rápido e há mais estímulo para continuar. Caso não haja companhia de antemão, faça amigos na academia.

E, acima de tudo, não se sabote! É super comum deixar de fazer exercício em um dia e desistir de fazer no outro. Como explicamos, a desmotivação pode acontecer enquanto o hábito não é consolidado. Mas não desanime! Pensamentos ruins e sentimento de fracasso não podem fazer parte de você. Se deixar de fazer o exercício um dia, retome-o no outro e siga em frente.

 

 

 

// Cuidados físicos //

Seria bom, antes de iniciar essa nova fase atlética, fazer um check-upVisitar o cardiologista e o ortopedista te ajuda a detectar se há algo que você deve evitar na prática dos exercíciosJá um treinador – geralmente um profissional de educação física – mostrará qual o treino adequado após uma avaliação do seu condicionamento. O nutricionista, por sua vez, determinará a alimentação ideal.

Lembre-se: comece devagar. O corpo sentirá suas atividades e possivelmente ficará dolorido, sobretudo nos primeiros dias. Pegue leve durante o período de adaptação. Começar com meia hora por dia, duas vezes por semana, é uma técnica excelente.

 

// Gostar é fundamental //

Escolha um exercício que te dê prazer. Você pode correr, caminhar, fazer esteira, musculação, ginástica, aula de dança, artes marciais, ioga, natação, hidroginástica, capoeira, jogar futebol, vôlei… opções definitivamente não faltam. O importante é começar. Se após duas semanas você sentir que seu exercício está sendo um fardo, mude para algo mais divertido.

À medida que você pegar o ritmo, imponha-se novos desafios. Não esqueça que quanto mais você praticar, mais rápido você alcança as suas metas.

 

 

Agora não você não tem mais desculpas, chegou a hora de planejar seu 2017 e cumprir a famosa promessa: no próximo ano irei iniciar minha vida saudável! 😉

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