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Equilíbrio emocional: conheça os benefícios para a saúde

6 de julho de 2018 0

Sabia que alcançar equilíbrio emocional não é uma realidade distante, muito menos uma busca restrita aos estressados?

Técnicas de foco e relaxamento podem trazer calma, bem-estar e qualidade para a sua vida – características bem-vindas nas horas de crise, mas também nos bons momentos. A verdade é que o equilíbrio emocional é fator determinante para a sua saúde. Descubra os benefícios e os prejuízos que o seu corpo recebe por estar em equilíbrio ou desequilíbrio.

O equilíbrio emocional só é alcançado com vontade. Pode ser impulsionado com técnicas como a meditação – exercício que age no cérebro proporcionando maior domínio das emoções. Um estado de bem-estar interior garante que você não tome decisões precipitadas, melhora os níveis de estresse físico e psicológico, aumenta a imunidade do organismo, bem como autoestima e a concentração. Além disso, melhora a predisposição para relacionamentos interpessoais e ainda reduz sentimentos como raiva, medo e impaciência.

Por outro lado, quando esse domínio sobre as emoções é perdido, a autoestima baixa e a tomada de decisões insatisfatórias torna-se mais frequente. O estresse  pode levar a problemas como depressão, ansiedade, problemas no aparelho digestivo, insônia, agitação e dores no corpo. Gera-se, assim, um ciclo infinito de dor e problemas, que agravam a situação substancialmente. “Tais condições alteram a concentração para enfrentamento dos problemas, piorando o quadro em um círculo vicioso. Muitas vezes só é possível vencer com ajuda terapêutica”, diz Roberto Banaco, doutor em psicologia e membro da Associação Brasileira de Psicologia e Medicina Comportamental, em entrevista ao UOL.

A yoga pode ajudar, pois são exercícios antiestresse. A explicação milenar diz que yoga é uma prática que integra benefícios para o corpo e para alma em um processo com troca entre energia física e emoções. E você sabia que pode praticar em casa? Existe uma série de posições e técnicas para você fazer sozinha.

Experimente esse exercício:

  1. Escolha um lugar onde você sinta calma e conforto
  2. Concentre-se nos sons ao redor. Esse é o treinamento de primeiro estágio de concentração.
  3. Inspire e expire devagar. Isso controla os batimentos cardíacos e proporciona tranquilidade.
  4. Durante as respirações, procure não pensar em nada além do som.
  5. Faça esse exercício diariamente por, pelo menos, cinco minutos. Aos poucos, você perceberá os efeitos do relaxamento e aumentará o tempo sem perceber.

Rir é outra técnica que ajuda – aliás, não à toa dizem que rir é o melhor remédio! O riso estimula o sistema imunológico, libera endorfina que relaxa o corpo, melhora a oxigenação no corpo e até gasta calorias! De quebra, uma boa risada ainda alivia a tensão física e o estresse, deixando seus músculos relaxados por até 45 minutos após gargalhar.

A força vem de seu interior. Portanto, se deseja sentir confiança, alegria e disposição, o segredo é manter o controle das emoções em ordem. Especialistas incentivam a busca por soluções práticas e a aceitação de eventuais fracassos como forma de aprendizado. Os acertos e os erros caminham lado a lado, são parte da vida e nós precisamos aprender a lidar com ambos, sempre. Fará uma diferença e tanto!

Gostou das nossas dicas? Continue acompanhando o nosso blog! Vamos juntos descobrir mais sobre bem-estar e equilíbrio emocional.

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