fbpx

Por que viajar faz tão bem à saúde? Mochila nas costas e pé na estrada!

9 de outubro de 2016 0

Não sabemos quanto a vocês, mas a gente morre de vontade de colocar uma mochila nas costas e sair pelo mundo conhecendo todo tipo de lugar. Entrar em contato com uma outra cultura, experimentar a gastronomia local e ter várias histórias para contar: esses são só alguns benefícios do quanto viajar faz bem à saúde. E isso não é falácia! Existem vários estudos e pesquisas que comprovam que botar o pé na estrada faz bem ao nosso corpo e à nossa mente.

Setembro terminando e as férias de verão cada vez mais próximas (geralmente, o período entre dezembro e fevereiro é quando as pessoas reservam uns diazinhos do trabalho para curtir a estação mais quente do ano) significa uma coisa: planejar uma viagem incrível com cônjuges, amigos e/ou familiares. Sair da rotina proporciona momentos e vivências únicos, que ficam para sempre em nossas lembranças. Então, confira as sete razões pelas quais viajar faz bem à saúde.

1) Movimente-se

A academia pode estar trancada, mas você, com certeza, não vai ficar parada! Se o seu destino for urbano, pode apostar que haverá muitos pontos turísticos e quilômetros para serem visitados a pé. Museus, parques, shoppings… Vá se preparando! Agora, se você for  para uma praia ou até mesmo paras as montanhas, exercícios ao ar livre serão um convite para que o seu corpo fique em forma.

2) Sono em dia

Desligue seu smartphone, desconecte-se do e-mail da empresa e vá aproveitar a sua viagem. Você não precisar se preocupar com tantas tarefas e obrigações, a não ser com os passeios! Mesmo que vá para a cama um pouco tarde, também vai poder dormir algumas horas a mais, sem peso na consciência. Estudos já mostraram que após alguns dias viajando e relaxando, a qualidade do nosso sono melhora, otimizando em até 80% a capacidade de atenção durante o dia.

3) Rindo à toa

Além de tirar um tempo para você e reduzir os níveis de estresse e ansiedade, uma viagem melhora seu humor significativamente. Uma pesquisa de 2014, conduzida pelo Diamond Resorts International, nos Estados Unidos, concluiu que três quartos dos participantes se sentiam mais felizes ao planejar viajar pelo menos uma vez por ano. E a felicidade continuava por muito tempo após a viagem. Um dos motivos para essa felicidade duradoura é que as lembranças de uma viagem agradável continuará trazendo à tona sentimentos positivos, sempre que você se lembrar da experiência vivida. Além disso, um outro estudo conduzido pelo The Global Comission on Aging, The Transamerica Center for Retirement Studies e The U.S. Travel Association mostrou que 86% das pessoas que viajam possuem uma visão mais positiva da vida.

4) Vida longa

Um estudo realizado em 2013, nos Estados Unidos, apontou que as pessoas que viajam mais tem uma expectativa de vida mais longa. As mulheres que tiravam férias pelo menos 2x ao ano diminuíram significantemente os riscos de ataque cardíaco, muito mais do que aquelas que passavam anos só trabalhando, sem pausas. Já os homens que não viajavam pelo menos 1 vez ao ano, tinham um risco 30% maior de desenvolver doenças do coração, além de um risco 20% maior de desenvolver outras doenças que poderiam levar à morte. A explicação é bem simples: não tirar férias pode resultar em estresse, ansiedade e pressão alta. E todos esses fatores combinados podem levar a problemas do coração.

5) Mais sexo!

Com mais tempo livre, as pessoas aprendem a redescobrir os seus parceiros e, consequentemente, a atração aumenta, o que resulta em mais sexo! De acordo com a pesquisa The Travel Effect, um terço dos casais transam mais quando viajam. E os benefícios disso são vários: fortalecimento do sistema imunológico, maior libido, controle da pressão arterial, queima de calorias, redução do estresse, etc.

6) Menos estresse!

Segundo o estudo da The Travel Effect, os profissionais que não abrem mão de suas férias, além de mais estressados, são menos produtivos, confiantes e criativos para buscarem melhores soluções para os problemas que aparecem. A motivação para o trabalho, depois de um descanso merecido, também se torna maior.

7) Você mais sã

Não é novidade que quando você está viajando, a sua socialização cresce. Afinal, as pessoas são seres sociais por natureza! Isso melhora os relacionamentos, tanto profissionais quanto pessoais, diminui o estresse mental e traz a sensação de felicidade. Entrando em contato com uma cultura e idioma diferentes, seu cérebro trabalha mais, estabelecendo conexões que melhoram a percepção de mundo e sua lógica. Essa estimulação resulta na longevidade do cérebro!

 

E então, bora começar a planejar a próxima viagem? Se você gosta desse assunto e quer ver mais conteúdo sobre viagens, comente aqui 😉

// InBeauty Brasil //

A InBeauty Brasil é uma empresa dedicada ao bem-estar, saúde e beleza das pessoas através de suplementos de vitaminas e minerais com alta capacidade de absorção. Acreditamos que um corpo bonito é um corpo bem nutrido e saudável. Clique aqui e saiba mais sobre os benefícios para você.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *