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Queda de cabelos e unhas fracas: o que eles dizem sobre você

14 de fevereiro de 2018 0

Nosso corpo é ou não é uma máquina perfeita? Nós temos certeza que sim. Amamos o corpo e seus sinais, porque é assim que ele se comunica com a gente. Mas você já parou para ouvir o que ele tem a dizer?

Certamente, quando o corpo “fala bem alto”, fica mais fácil compreender sua mensagem, como é o caso de uma gripe, por exemplo. Congestão nasal, febre, dores no corpo são sintomas muito característicos e é bem provável que te levem a um médico antes que fiquem mais sérios. Mas e quando os sinais não trazem o desconforto da dor, como a queda de cabelo? Ou quando a unha fica fininha e quebra fácil? Estes casos são indícios típicos da falta de vitaminas, no entanto, nem sempre damos a devida atenção a isso.

Neste texto, vamos te ajudar a identificar as possíveis causas que levam à queda de cabelo e ao enfraquecimento das unhas. Aqui você vai conferir também formas de suprir essas demandas, prevenindo doenças e trazendo ainda mais saúde e bem-estar para a sua vida.

Por que meu cabelo cai?

Se você perde tanto cabelo, que com frequência se questiona se vai ficar careca, este texto é todinho pra você. Antes de mais nada, é importante observar que diariamente uma pessoa na fase adulta perde cerca de 100 fios por dia. Então, se você lava o cabelo em dias alternados, por exemplo, é provável que se surpreenda com a quantidade que cai durante o banho. É o seu caso? Se for, fique tranquila. A queda de cabelo moderada é perfeitamente normal, devido à necessidade de renovação do couro cabeludo.

Porém, se você nota que seu travesseiro e roupas estão sempre cobertos de muuuitos fios e tem regiões no seu couro cabeludo que deixam mais evidente a perda, como na calvície, é provável que haja sim uma deficiência e a queda capilar é a consequência desse problema. Mas fique tranquila e não arranque os cabelos (por favor, não!), já já vamos ver o que pode estar levando nossos queridos fios caírem

Erro no sistema: faltou vitamina

É. Se você pensa que o cabelo vai parar de cair usando somente shampoo antiqueda, sinto muito, mas não é bem assim que funciona. Como sabemos, a mudança na saúde começa de dentro para fora e, sendo assim, é imprescindível que, quando o corpo dá aquele sinal, a gente procure saber o que pode estar causando o sintoma. A queda de cabelo em excesso pode parecer um problema superficial, mas é um dos primeiros indícios de que algo pode estar errado. Bora saber que vitamina está faltando e como repor essa queridinha?

Zinco: esse cara é responsável pela produção do sebo, então ajuda a manter os fios hidratados e saudáveis. Sem ele, as células do folículo capilar não se reproduzem tão bem. É um mineral e não é armazenado pelo corpo, por isso muitas vezes ele fica em falta, contribuindo também para a queda do cabelo. No entanto, a falta do zinco traz problemas bem mais graves, podendo levar ao surgimento da diabetes, obesidade, retardamento no crescimento e câncer. Então, é importante repor o estoque sempre, por meio da alimentação e suplementos. Consumir o zinco vai te ajudar também em vários processos vitais, como o metabolismo celular, cicatrização de feridas e é super importante na gravidezVocê encontra: nas gemas de ovos, carnes, frutos do mar, gérmen de trigo, leveduras, nozes, soja e na suplementação alimentar.

Ferro: é um elemento que auxilia no transporte de oxigênio pelo corpo, incluindo os folículos capilares, e contribui para que o corpo sintetize a proteína para fazer crescer um cabelo mais forte. O ferro é essencial na saúde dos tecidos conjuntivos, uma vez que estimula a produção de colágeno e elastina. Também tem papel importante na cura e prevenção de anemias, na saúde do coração, na imunidade, é grande fonte de energia e é fundamental para gestantes e crianças. Você encontra: muita gente detesta, mas o fígado é uma grande fonte de ferro, peito de frango, frutos do mar, leguminosas (feijão, lentilha), vegetais escuros (couve, agrião, rúcula, espinafre), grãos integrais (arroz, cereais), tofu, entre outros.

Complexo B: esse grande e famoso grupo é responsável por manter a saúde de vários sistemas do corpo, inclusive do cabelo. Destaque para a biotina, também conhecida como “vitamina B7”, ela é uma coenzima com alta capacidade de sintetização de nutrientes e deve ser reposta diariamente, porque o corpo não a armazena. Auxilia na produção da queratina, que fortalece e reconstrói unhas e cabelos. Você encontra: sementes oleaginosas (amendoim, avelã, noz, amêndoa, castanha-de-caju), cereais (aveia, arroz), leite, espinafre, batatas, gema do ovo, carnes de ave e de gado, bem como nos cogumelos. Também é encontrada nos suplementos de Biotina.

Secador e chapinha: use com moderação

Sabia que nossas madeixas também são feitas de água? Por isso que quando sentimos o fio ressecado, a orientação é a hidratação. Logo, quando super aquecemos os cabelos com secador e prancha, por exemplo, essa água vai embora e a cabeleira vai perdendo, pouco a pouco, o brilho e a saúde. As altas temperaturas podem também queimar o couro cabeludo e o próprio cabelo, propiciando a quebra e a queda. Na nossa opinião, mulher linda é a mulher real, com cabelo cacheado, ondulado ou liso. Melhor um cabelo saudável e na cabeça, do que um cabelo no chão, certo? Outra coisa que pode levar à queda é prender o cabelo com muita frequência, então deixe a cabeleira o mais livre possível! 🙂

Anticoncepcionais vs saúde

Acreditamos que todas nós temos o direito de decidir qual o método contraceptivo mais se encaixa na nossa vida, tendo em vista sempre nosso conforto e bem-estar. No entanto, os métodos anticoncepcionais orais têm efeitos colaterais graves, principalmente os com alto nível de progesterona, o que pode favorecer a queda, ainda mais se a mulher já tem propensão genética à alopecia (calvície). Nossa dica é: converse com seu médico ou sua médica e descubram juntos o melhor caminho.

Dietas rígidas vs saúde

Quem nunca fez uma dieta maluca para perder X kg em X dias que atire a primeira pedra, né? Mas sabemos que essa não é a melhor maneira de acabar a briga com a balança, uma vez que quando pegamos muito pesado no corte de alimentos, deixamos de ingerir uma série de nutrientes e vitaminas primordiais para a manutenção da saúde de todo o organismo. Você pode até obter resultados rapidamente com uma dieta rígida, mas seu corpo vai acabar pagando o preço e a perda de cabelo pode ser um dos menores problemas a surgir no jogo do longo prazo. Procure sempre um profissional para orientar você, ok?

A síndrome das unhas fracas

Sabe quando sua unha enrosca na roupa? Ou quando a unha quebra na carne e você vê estrelas? Tem também as unhas com riscos e manchas, sabe? Pois é. Essas situações são sinais que o nosso corpo dá quando nossa vitalidade e nutrição não estão 100%. A causa das unhas fracas, muitas vezes, tem relação com a causa da queda de cabelo ou fios quebradiços. Vamos te ajudar a decifrar o que pode estar acontecendo.

Nutrientes, cadê vocês?

O caso da unha que quebra fácil é típica da deficiência de nutrientes, entre eles, a queratina. A consistência dessa proteína depende de várias reações químicas que acontecem naturalmente na estrutura dela, como se fosse uma cola capaz de unificar as fibras. Essa ligação, mantém a unha forte e saudável.

Hábitos

A saúde das unhas depende de várias coisas e pode também ser influenciada por nossos hábitos, como: exposição constante à água e manipulação de químicos sem proteção. Tocar instrumentos musicais, por exemplo, também pode acarretar na quebra das unhas em função do atrito.

Biotina

Essa moça nos acompanha aqui também, porque ela auxilia na produção da queratina, que reconstrói a estrutura dos fios e ajuda a manter unidas as fibras da unha. Além disso, a biotina age também na melhora da pele e na saúde do sistema nervoso. Ela não é armazenada pelo corpo, então deve ser reposta diariamente por meio da alimentação e da suplementação, como já falamos anteriormente neste texto.

Deficiência de Selênio

Sabe aquelas manchinhas brancas? Elas apontam deficiência em selênio e zinco (assim como nos cabelos). A falta de selênio pode aumentar o colesterol e causar problemas cardíacos. Vale observar essa dupla, né?! Você encontra: gérmen de trigo, tomate, milho, entre outros cereais.

Ferro e cálcio

Assim como o cabelo, as unhas também dependem do ferro para manterem a forma. O cálcio, por sua vez, é o maior responsável pela constituição dos ossos e pode ser facilmente encontrado no leite. Importante observar que a deficiência de cálcio traz consequências bem sérias para a nossa saúde. As unhas podem ser um grande aliado na identificação dessa falta, uma vez que as consequências são vistas no longo prazo. Principais problemas: fraqueza nos ossos, osteoporose, sensibilidade nos dentes e problemas cardíacos.

Que bom que chegou até aqui, porque convenhamos, é muuuita informação para ser processada, não é? Mas é sinal de que você está de fato comprometida em cuidar da sua saúde e viver com mais qualidade. Manter cabelos e unhas bonitas são objetivos interessantes, mas lembre-se que, se algo estiver errado com suas garras e madeixas, o problema pode ser outro e seu corpo está tentando te dizer o que é, certo?!

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