fbpx

Saiba como produzir mais em menos tempo – 3 dicas básicas

19 de setembro de 2018 0

Nós não temos dúvida de que nunca na história do mundo houve tanta informação chegando, tantos movimentos acontecendo e tanta vontade de fazer tudo ao mesmo tempo. Se você está lendo esse post, certamente vive com 15 abas do navegador abertas para “ler depois” ou com os favoritos lotados

(falando nisso, na sequência temos uma dica maravilha para deixar sua janela de navegação mais linda).

Ou pode ser que olhe para sua lista de tarefas e pense “vou começar depois de…” e quando se dá conta, levou o cachorro passear, organizou o guarda-roupas, rezou o terço, assistiu a última temporada de La Casa de Papel e só então decidiu dar início ao que realmente precisava ser feito.

via GIPHY

Soa familiar? Então, este post é perfeito para você, porque o objetivo é justamente trazer soluções práticas para situações mais que frequentes na vida de grande parte dos seres pensantes do século XXI. Sabemos que quando aumentamos a produtividade alcançamos um desempenho muito melhor não só no trabalho, como também no âmbito pessoal, visto que rendemos mais em menos tempo e, assim, podemos curtir mais a família, os amigos e a nossa própria companhia. Acompanhe a leitura e descubra nossas dicas para tornar seu cotidiano mais produtivo com pequenos e simples ajustes que vão trazer resultados muito eficazes sem mudar em nada a sua rotina. Vamos lá?

1 – Seja “a louca/o louco das listas”

Já se deparou com situações em que suas demandas eram tão grandes que você não sabia por onde começar? Nós já. Isso é natural para quem trabalha e vive a intensidade da era digital. É como se nossas responsabilidades crescessem na mesma proporção que a população mundial. Mas calma, é possível resolver esse pequeno e grande problema. Uma das formas mais eficazes é colocar no papel tudo o que precisa ser feito e ordenar por prioridade. “Ah, mas tudo é prioridade”? Bom, talvez esteja faltando um pouco de clareza e uma das estratégias para ver a luz no fim do túnel é você separar as atividades de acordo com o quadrante de prioridades. Um jeito simples e rápido que vai te ajudar a visualizar melhor o que precisa ser feito primeiro.

Dica prática: Antes de dormir, escreva todas as tarefas que precisam ser feitas no dia seguinte e destaque as três principais. Além de otimizar seu tempo no dia seguinte, essa prática é excelente para quem tem problemas de sono, porque tiramos as responsabilidades da nossa cabeça. Além disso, ao visualizar o que precisa ser feito em primeiro lugar, é possível que você se dê conta de que nem era tanta coisa assim.

Ferramentas: para os amantes da escrita e do papel, uma agenda é ideal para organizar suas listas. Já param quem curte o mundo high tech, há inúmeros softwares que vão ajudar na missão. Ex: Google KeepEvernoteTodoist) e atualizar constantemente. Outra dica valiosa é salvar as ferramentas e os sites que você utiliza diariamente nos favoritos do navegador.

Dica dentro de dica: Se você é como a gente e gosta de salvar todos os atalhos possíveis, essa aqui é pra você. Para deixar a barra de favoritos do seu navegador mais clean, experimente salvar os sites sem a descrição. Assim oh: clique Ctrl + D e retire o que está escrito em “Nome”. Ficam salvos só os ícones, economizando espaço. 🙂

via GIPHY

2 – Como dar um basta na procrastinação

Nós, seres humanos, temos na genética a tendência de buscar a recompensa imediata em nossas ações. Isso acontece porque na lista de tarefas dos nossos ancestrais constava basicamente caçar, comer e dormir. Essas atividades não exigiam planejamento de longo prazo, nem de um aplicativo para lembrá-los, visto que eram basicamente movidas e executadas por instinto. Assim fica mais fácil compreender porque caímos tanto nas tentações que adiam a realização de atividades que só trazem benefício daqui a algum tempo, seja seguir a dieta sem comer um chocolatinho sequer, ou fazer aquele relatório chato pra caramba que precisa ficar pronto até meio-dia que só vai dar algum retorno daqui a seis meses. E quando deixamos para depois o que devemos fazer agora, estamos na zona da famosa procrastinação. Saiba como contorná-la:

Dica prática: nós adoramos a técnica pomodoro, já ouviu falar? Funciona assim: escolha sua principal prioridade, programe seu relógio para despertar em 25 minutos ou experimente nossa dica de ferramenta que vem a seguir. Durante esse período, encerre todas as atividades paralelas que costumam tirar sua atenção (redes sociais são campeãs na desconcentração). Assim que esse bloco de tempo terminar, permita-se dar aquela espiadinha em tudo: WhatsApp, Facebook, email e ainda aproveite para espichar as pernas. Após 5 ou 10 minutos, retome o pomodoro.

Ferramentas: Tomato Timer é a nossa ferramenta preferida, porque já programa o tempo automaticamente seus pomodoros. Se quiser ir mais além, tem a extensão do Google Chrome Productivity Owl, que fecha todas as janelas que considera improdutivas. Outra forma de “hackear” sua produtividade é com o Rescue Time, que te ajuda a gerenciar as atividades, fazendo um retrato da sua rotina online.

3 – O que os olhos não veem o coração não sente

Nosso cérebro instintivamente quer saber o que está acontecendo quando recebe qualquer sinal. Toda vez que seu smartphone notifica alguma mensagem, você perde o foco e leva pelo menos 10 minutos para retomar a atenção ao que estava fazendo. Agora calcule quanto tempo você perde se receber uma notificação a cada meia hora do dia! E mais, segundo a empresária e coach Carolina Maino, além de tempo, se perde muita energia, pois nosso corpo gasta calorias para retomar a concentração perdida, perdendo o ritmo da atividade que foi interrompida. Dessa forma, nos sentimos mais cansados e com tendência a não terminar as coisas, gerando frustração e irritação”, completa.

Dica prática: desabilite as notificações do seu celular. Pode ser um pouco difícil no começo, mas o resultado é muito positivo. Experimente! 🙂

Parabéns!

Se você leu até aqui, está pronta ou pronto para dar uma guinada na sua vida pessoal e profissional. Só o fato de você estar buscando conhecimento para melhorar sua performance mostram o quanto sua vida já está prestes a mudar para melhor. O melhor é perceber o quanto essas pequenas mudanças podem trazer benefícios com custo zero, contando exclusivamente com sua disciplina e trazendo resultados imediatos. Queremos muito continuar fazendo parte da sua evolução!

Os produtos da InBeauty foram desenvolvidos para ajudar você a manter-se em dia com as vitaminas e minerais, mesmo na correria do dia-a-dia. Clique agora na imagem e veja os benefícios para você!

INBEAUTY BRASIL

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *